Candidaturas
O Programa inclui três grandes ações e duas iniciativas para atingir os objetivos da Estratégia Europa 2020, incluindo os objetivos para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação 2020; os objetivos gerais do Quadro renovado da cooperação europeia no sector da juventude 2010-2018; e o desenvolvimento da dimensão europeia no desporto.
TRÊS GRANDES AÇÕES E DUAS INICIATIVAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS DA ESTRATÉGIA EUROPA 2020.
AÇÃO-CHAVE 1
Mobilidade para Fins de Aprendizagem
O apoio à mobilidade individual para fins de aprendizagem dá oportunidade aos indivíduos de melhorarem as suas competências, aumentarem a sua empregabilidade e ganharem consciência cultural.
MOBILIDADE DE JOVENS E ADULTOS, ESTUDANTES, PROFESSORES E MEMBROS DO PESSOAL, E ANIMADORES DE JUVENTUDE
Oportunidades oferecidas a estudantes, estagiários, jovens e voluntários, assim como a professores, formadores, animadores de juventude, pessoal de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil, para participarem numa experiência de aprendizagem e/ou profissional noutro país.
MESTRADOS CONJUNTOS ERASMUS MUNDUS
Programas de estudo internacionais integrados de alto nível ministrados por consórcios de Instituições de Ensino Superior (IES) que atribuem bolsas de estudo integrais aos melhores estudantes de Mestrado a nível mundial.
AÇÃO-CHAVE 2
Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas
Apoio às organizações que possam trabalhar em conjunto para melhorarem os seus programas e partilharem práticas inovadoras.
PARCERIAS ESTRATÉGICAS TRANSACIONAIS
Destinadas a desenvolver iniciativas orientadas para um ou mais domínios de educação, da formação e da juventude, e a promover a inovação, o intercâmbio de experiências e saber-fazer entre os diferentes tipos de organizações envolvidas. Determinadas atividades de mobilidade são apoiadas desde que contribuam para os objetivos do projeto.
ALIANÇAS DE COMPETÊNCIAS SECTORIAIS
Apoio à conceção e ao fornecimento de currículo, programas e metodologias de ensino e de formação profissional conjuntos, com base nas tendências de um sector específico da economia e nas competências necessárias para trabalhar num ou mais domínios profissionais.
ALIANÇAS DE CONHECIMENTO ENTRE INSTITUIÇÕES
Alianças entre instituições de ensino superior e empresas que procuram promover a inovação, o empreendedorismo, a criatividade, a empregabilidade, o intercâmbio de conhecimentos e/ou o ensino e a aprendizagem multidisciplinares.
PLATAFORMAS DE APOIO A TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Plataformas como o ETwinning, a Educação de Adultos na Europa (EPALE) e o Portal Europeu da Juventude, que garantam espaços de cooperação virtual, bases de dados sobre as oportunidades existentes, comunidades de intercâmbio de práticas e outros serviços em linha para professores, formadores e profissionais no domínio do ensino escolar e da educação de adultos, assim como para jovens, voluntários e animadores de juventude dentro e fora da Europa.
AÇÃO-CHAVE 3
Apoio a políticas de Educação, Formação e Juventude
A promoção do conhecimento nos domínios da educação, da formação e da juventude tendo em vista a definição e o acompanhamento de políticas bem fundamentadas no âmbito da Estratégia Europa 2020.
DIÁLOGO E PROMOÇÃO ANTE ENTIDAS PÚBLICAS
Desenvolver a capacidade das partes interessadas para apoiarem a execução de políticas, ao estimular uma exploração eficaz dos resultados do programa.
INICIATIVAS DE ESTÍMULO NA INOVAÇÃO POLÍTICA
Promover o desenvolvimento de políticas entre as partes interessadas e para permitir que as autoridades públicas testem a eficácia de políticas inovadoras por meio de ensaios de campo baseados em metodologias de avaliação sólidas.
COOPERAÇÃO INTER-ORGANIZACIONAL
A cooperação com organizações internacionais dotadas de perícia e capacidades analíticas altamente reconhecidas (como a OCDE e o Conselho da Europa), com vista a reforçar o impacto e o valor acrescentado das políticas nos domínios da educação, da formação e da juventude.
ANÁLISES TEMÁTICAS
Análises temáticas, considerando a sua natureza específica por país, inclusive mediante a cooperação com redes académicas.
APRENDIZAGEM ENTRE PARES
Disponíveis através de avaliações por pares utilizando métodos abertos de coordenação nos domínios da educação, da formação e da juventude.
JEAN MONNET
Atividades Jean Monnet
Apoio a módulos académicos, cátedras e Centros de Excelência para aprofundar o ensino de disciplinas de integração europeia no âmbito do currículo oficial das Instituições de Ensino Superior; e conduzir, acompanhar e supervisionar a investigação de temas relativos à UE noutros níveis educativos, como a formação de professores e o ensino obrigatório.
APOIO A INSTITUIÇÕES E ASSOCIAÇÕES
Apoiar atividades estatutárias das associações que trabalham no domínio dos estudos e dos temas da UE, e publicitar factos da UE entre um público mais alargado, a fim de promover uma cidadania europeia mais ativa; e conceder subvenções de funcionamento a instituições designadas que prossigam objetivos de interesse europeu.
ESTUDOS E CONFERÊNCIAS
Fornecer ideias novas e sugestões concretas a decisores políticos, através de contributos académicos críticos independentes, para refletir sobre os problemas atuais da UE; e conferência internacional anual sobre temas políticos ao mais alto nível, com a participação de decisores políticos, da sociedade civil e dos mais prestigiados académicos.
DEBATE POLÍTICO COM O MUNDO ACADÉMICO
Redes que melhorem a cooperação entre as diferentes universidades espalhadas por toda a Europa e pelo mundo, promovam a cooperação e criem uma plataforma de intercâmbio de conhecimentos de alto nível com intervenientes públicos e com os serviços da Comissão para abordar temas de grande relevância para a UE; projetos para a inovação e para a enriquecimento mútuo e divulgação de conteúdos da UE, destinados a promover o debate e a reflexão sobre os temas da UE e a melhorar o nível de conhecimentos acerca da UE e dos seus processos.
DESPORTO
Desporto
Apoio a parcerias de cooperação, destinadas a promover a integridade do desporto:luta contra a dopagem e a viciação de resultados, proteção dos menores.
EVENTOS EUROPEUS SEM FINS LUCRATIVOS
Conceder subvenções a organizações encarregadas da preparação, organização e acompanhamento deste tipo de eventos, incluindo a organização de atividades de formação para atletas e voluntários no período que antecede os eventos, as cerimónias de abertura e encerramento, as competições, as atividades associadas aos eventos desportivos (conferências, seminários), e a realização de atividades que resultem do evento, como atividades de avaliação e de seguimento.
REFORÇO DA BASE FACTUAL PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS
Através de estudos, análise de dados inquéritos, redes, conferências e seminários que divulguem as boas práticas dos Países do Programa e das organizações desportivas e reforcem as redes ao nível da UE, de modo a que os membros nacionais dessas redes beneficiem das sinergias e dos intercâmbios com os parceiros.
APOIAR ABORDAGENS INOVADORAS
Aplicação dos princípios da UE sobre a boa governação no desporto, as estratégias da UE no domínio da inclusão social e da igualdade de oportunidades, para fomentar a participação no desporto e na atividade física e promover a aplicação das diretrizes da UE em matéria de carreiras duplas dos atletas.
APOIAR ABORDAGENS INOVADORAS
Concretizado principalmente no Fórum Anual Europeu do Desporto e no apoio a eventos desportivos sob a égide da Presidência, organizados pelos Estados-Membros da UE que exercem a Presidência. Sempre que apropriado, podem ainda ser organizados outros seminários e reuniões ad-hoc tendo em vista assegurar um nível de diálogo ideal.