Saltar a navegação

Quem pode participar?

Os estudantes, estagiários, aprendizes, alunos, formandos adultos, jovens, voluntários, professores, docentes, formadores, animadores de juventude e profissionais de organizações ativas nos domínios da educação, formação e juventude são os principais beneficiários do Programa. O Programa chega a estas pessoas através de organizações, instituições, organismos ou grupos que organizam atividades deste tipo.
O Programa chega aos beneficiários através de organizações, instituições, organismos ou grupos.

Como funciona?

As condições de acesso ao Programa passam por dois tipos de intervenientes: os beneficiários (pessoas que participam no Programa) e as organizações participantes (incluindo grupos de jovens ativos na animação de juventude que não estejam inseridos em organizações de jovens ou grupos informais de jovens). Tanto para os beneficiários como para as organizações participantes, as condições de participação dependem do país onde se encontram.

Que organizações são elegíveis?

Organizações Participantes

Em termos gerais, o Programa está aberto a qualquer organização ativa.
Os projetos Erasmus+ são apresentados e geridos pelas organizações participantes que representam os beneficiários. Se um projeto for selecionado, a organização participante candidata torna-se beneficiária de uma subvenção Erasmus+. Os participantes assinam uma convenção de subvenção ou recebem uma decisão de subvenção que os habilita a receber apoio financeiro para a realização do respetivo projeto (aos participantes a título individual não são propostas convenções de subvenção).

Algumas Ações do Programa estão também abertas a grupos informais de jovens. Regra geral, as organizações participantes dos projetos Erasmus+ devem estar estabelecidas num país do Programa. Algumas Ações estão também abertas a organizações participantes de países parceiros, designadamente no domínio do ensino superior e da juventude. As condições específicas para participar num projeto Erasmus+ dependem do tipo de Ação suportada pelo Programa.

O Programa está aberto a qualquer organização ativa nos domínios da educação, formação, juventude e desporto. Várias Ações estão também abertas à participação de outros intervenientes nos mercados de trabalho.

que tipo de subvenções existem?

Beneficiários

  • Alunos do ensino pré-escolar, básico e secundário, dirigentes escolares, professores e pessoal de escolas.
  • Aprendizes e estudantes do ensino profissional, profissionais e formandos da formação profissional, pessoal de organizações de ensino profissional inicial, formadores e profissionais de empresas.
  • Estudantes do ensino superior (ciclo curto, primeiro, segundo ou terceiro ciclo), docentes e professores do ensino superior, pessoal de instituições de ensino superior, formadores e profissionais de empresas.
  • Formandos de educação de adultos, membros de organizações de educação de adultos, formadores epessoal de educação de adultos.
  • Jovens entre os 13 e os 30 anos de idade, animadores de juventude, pessoal e membros de organizações ativas no sector da juventude. São aplicáveis limites de idade distintos consoante os diferentes tipos de atividades. Os participantes devem ter atingido a idade mínima à data do início da atividade; e não ter ultrapassado a idade máxima indicada no termo do prazo de apresentação da candidatura.
Voltar ao topo da página